Vida Saudável

Uma vida saudável começa com incentivo e as dicas certas para fazer o seu dia-a-dia mais simples!


jul/2016 - Glico 2

5 alimentos que os diabéticos precisam tirar do cardápio

A rotina alimentar de quem foi diagnosticado com diabetes tipo 2 deve ser seguido à risca. Afinal de contas, junto com os medicamentos e atividades físicas, a alimentação saudável é mais um fator para conseguir equilibrar os níveis de glicose no sangue.

Pensando nisso, listamos os 5 alimentos inimigos dos diabéticos. Confira e lembre-se sempre: é importante procurar a ajuda do seu médico, pois ele conseguirá definir qual a melhor estratégia nutricional para você.

1. Arroz branco

Em um estudo feito com 350 mil pessoas, aquelas que investiram no alimento de farinha branca, tiveram maiores riscos de desenvolver o diabetes tipo 2 em comparação com o grupo que investiu em farinha integral.

O que acontece é que alimentos embutidos e feitos com farinha de trigo refinada podem causar picos de açúcar no sangue, que deve ser evitado por quem é diabético.

Por isso, já sabe: troque o arroz branco pelo integral ou selvagem. Se achar o gosto diferente, aposte em temperos naturais, como cebola, alho, coentro, pimenta, salsinha, manjericão etc.¹ ²

2. Bolos 

Além da farinha branca, esses alimentos levam muito açúcar e gorduras ruins, assim como os famosos pães doces. 

A solução, mais uma vez, é buscar bolos feitos com massa integral e recheios mais saudáveis, como oleaginosas (em poucas porções).¹

3. Cereais matinais

Café da manhã ou lanche da tarde têm uma ligação direta com os cereais matinais com açúcar refinado. Tire isso da sua despensa, já! 

Nesse caso, se você não consegue ficar sem o cereal, o mais indicado é escolher as versões saudáveis, feitas com itens integrais e adoçadas somente com o açúcar do próprio alimento.¹

4. Suco de frutas

Aqui, incluímos, também, aqueles feitos em sua casa, com o alimento in natura. O que acontece é que a fruta possui muito açúcar e calorias. Mas, não deixe de ingerir o alimento. Invista na fruta inteira, que tem a frutose menos concentrada, fazendo com que o açúcar seja liberado mais lentamente em nosso organismo.¹

5. Batata frita

Sabia que uma porção de100 g de batata frita tem mais de 265 calorias, 35g de carboidrato e mais de 12g de gorduras?³ Terrível para qualquer pessoa, seja diabético, ou não.

Por isso, o ideal é trocar a batata normal pela doce, e jamais opte pela versão frita. Faça assada ou use aparelhos que fritam com o ar. O resultado final é bem parecido. Você vai gostar!¹ ²