Vida Saudável

Uma vida saudável começa com incentivo e as dicas certas para fazer o seu dia-a-dia mais simples!


jul/2016 - Glico 2

Fruta pode, suco... é melhor não!

Apesar de os sucos de frutas serem fontes ricas de nutrientes e vitamina C, as altas concentrações de glicose e a falta das fibras fazem com que eles não sejam recomendados para pessoas com diabetes.¹

Os sucos de frutas podem, na verdade, gerar picos de glicose no sangue, aumentando os riscos de hiperglicemia. Para se ter uma ideia de quão alto são estes valores, o índice de glicemia – uma métrica usada para avaliar o impacto de determinados alimentos nos níveis glicêmicos – colocam o índice do suco de laranja entre 66-76, em uma escala que vai até 100.¹

As fibras são carboidratos não absorvidos pelo nosso organismo, livres de calorias e que não afetam os níveis de glicose no sangue, e ainda ajudam a diminuir os níveis de colesterol. Mas as fibras das frutas são ingeridas quando comemos as frutas, pois no processo de extração do suco elas são eliminadas.¹

Como já falamos em outros posts, não há alimentos proibidos para as pessoas com diabetes. O mais importante é comer frutas (ou tomar sucos) sempre com moderação e incluir os alimentos e bebidas dentro de uma dieta saudável e balanceada, somada a uma rotina de exercícios físicos e de adesão aos medicamentos. Mas, sempre que você puder, opte por frutas em substituição aos sucos!

E lembre-se: monitore seus índices glicêmicos ao longo do dia, para ter certeza de que você está bem e saudável, independentemente de como está se sentindo.