Vida Saudável

Uma vida saudável começa com incentivo e as dicas certas para fazer o seu dia-a-dia mais simples!


jul/2016 - Glico 2

Você sabe que pode haver relação do sol com o diabetes?

Muita gente já conhece o papel fundamental da exposição ao sol para a absorção de uma vitamina essencial para a saúde dos ossos, a vitamina D.¹ O que pouca gente sabe é que cada vez mais estudos têm indicado que a vitamina D pode também ter um papel na prevenção e no tratamento do diabetes tipo 1 e do diabetes tipo 2.² ³

Hoje, com a vida moderna que levamos, passamos a maior parte do tempo nos escondendo do sol, seja porque estamos trabalhando em locais fechados, nos locomovendo em automóveis, porque queremos nos livrar do calor ou ainda proteger a nossa pele. Independentemente da razão, o que temos visto nos consultórios médicos é o crescimento no número de pessoas com deficiência de vitamina D no organismo.

A vitamina D é tanto um ingrediente que podemos ingerir por meio de alguns alimentos, quanto um hormônio produzido pelo nosso próprio corpo após a exposição ao sol.4

Mas atenção! A exposição ao sol e uma alimentação rica em vitamina D não deve de forma alguma substituir o tratamento do diabetes prescrito pelo se médico! Se o seu médico recomendar, esses hábitos devem complementar o tratamento. Lembre-se sempre que para a escolha do seu tratamento o médico avaliou uma série de fatores, como a opção mais efetiva para o seu quadro geral de saúde e a fase da vida em que você está (por exemplo, se você é idoso ou possui doença renal, pode ter uma prescrição diferenciada). Então, siga sempre aquilo que ele recomendou e não se arrisque!

Mas como a exposição ao sol leva a produção da vitamina D?

O nosso corpo é responsável pela produção de cerca de 90% da vitamina D que precisamos. Através da ação dos raios ultravioletas (UVB), o corpo transforma uma molécula chamada de “7-dihidrocolesterol” em vitamina D “inativa” e, depois, nosso fígado e rins a tornam vitamina D “ativa”.5 Os demais 10% da vitamina D são obtidos via nossa alimentação.5

A vitamina D também é encontrada em alimentos!

Poucos alimentos são fonte de vitamina D, e todos de origem animal – ou seja, nenhuma fruta, legume ou vegetal possui vitamina D. Entre os alimentos que oferecem vitamina D estão:4 6

  • óleo/gordura de peixes como atum, salmão e sardinha;
  • leite e derivados (fortificados com vitamina D);
  • ovos.

Barrinhas e cereais matinais também podem ser fortificados com vitamina D, consulte a embalagem!4 6

Agora que você já sabe...

Que tal aproveitar os dias lindos de sol para ir a um parque e dar um passeio, ao invés de ficar dentro de casa vendo TV e comendo? Está sem tempo? Faça uma caminhada pela manhã ou no final da tarde, tente encaixar a exposição ao sol em sua rotina!

Seu corpo precisa de sol, mas não esqueça o cuidado com sua pele!

Exposição ao sol, mas com proteção

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia alguns cuidados são indispensáveis:7

  • adote medidas de proteção solar, como uso de roupas, chapéus e óculos escuros;
  • evite o sol  entre às 10 e 15 horas;
  • use protetores solares com fator de proteção (FPS) superior a 30 quando for se expor ao sol;
  • crianças abaixo de seis meses não devem se expor diretamente ao sol e não devem fazer uso regular de fotoprotetores.

Dr. Laercio Raposo da Silva Filho, inserir título, CRM 52-87219-9