Vida Saudável

Uma vida saudável começa com incentivo e as dicas certas para fazer o seu dia-a-dia mais simples!


jul/2016 - Glico 2

Cuidado: o estresse pode afetar o diabetes tipo 2

É o trânsito que cada dia fica pior. É aquele projeto no trabalho que tem feito você trabalhar até tarde e não dormir direito. Ou é alguma perda ou situação difícil que tem te deixado bastante triste. Essas três situações representam bem o sentimento de estresse. E quando isso acontece, o corpo se prepara para lutar, entrando em estado de alerta. Os níveis de hormônios aumentam consideravelmente e a quantidade de energia (glicose e gordura) também cresce.¹

É aí que quem é diabético sofre ainda mais. Isso porque não existe insulina suficiente para equilibrar a quantidade de açúcar jogada no sangue na hora do estresse. O resultado é que o nível de glicemia fica alto e as consequências podem ser graves.

Descubra se o estresse está afetando a sua glicose

É simples! Antes de verificar seus níveis de glicemia, faça um ranking com a escala de 1 a 10 sobre o seu nível de estresse mental. Então, meça a quantidade de açúcar no sangue e coloque o valor ao lado dessa escala. Faça isso ao longo de algumas semanas.²

Uma boa dica é desenhar um gráfico para conseguir enxergar a relação do estresse com os picos de glicose. Caso fique visível que nos dias de maior estresse, os níveis de açúcar no sangue estavam altos, é sinal de que o nervosismo está afetando o seu diabetes. Então, é preciso tomar alguns cuidados para reduzir os momentos de estresse.²

Técnicas para relaxar

Algumas tensões podem acabar mais rapidamente do que você imagina. Por exemplo, se é o trânsito que te perturba, procure uma rota alternativa ou saia de casa mais cedo, a fim de não pegar o pico de congestionamento. No trabalho, tente conversar com seu chefe e expor a situação que está lhe causando problemas, a fim de achar uma maneira de solucioná-la.¹

Também existem outras formas de aliviar o estresse. São elas:

  • Se você ainda não pratica atividades físicas, está mais do que na hora. Tanto para o controle do diabetes como para reduzir a tensão;¹
  • Que tal começar a fazer aulas de dança?¹
  • Com certeza você deve ter algum hobby. Coloque-o em prática;¹
  • Seja voluntário em um hospital ou instituição de caridade.¹

 

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