Vida Saudável

Uma vida saudável começa com incentivo e as dicas certas para fazer o seu dia-a-dia mais simples!


set/2016 - Dr. Laercio Raposo da Silva Filho, CRM 52-87219-9

Se dirigir, meça a glicemia!

A incidência do diabetes é tão alta, que praticamente todos nós conhecemos alguém com a doença ou temos um familiar com diabetes. Mas nem por isso sua gravidade deve ser tratada com menos seriedade ou cuidado. Muitas vezes, cuidadores, colegas de trabalho, familiares e os próprios pacientes acabam menosprezando os riscos do dia a dia com o diabetes.¹

Dirigir, por exemplo, que parece uma atividade tão banal para muitas pessoas, pode ter riscos aumentados quando o motorista tem diabetes.² Isso não significa que as pessoas com diabetes não possam dirigir, longe disso. Mas elas precisam sim de uma série de cuidados adicionais que devem ser repetidos a cada trajeto. Entre os riscos da direção com diabetes estão as crises de hiperglicemia, de hipoglicemia e as complicações do diabetes, que podem prejudicar a visão, por exemplo.² ³

Há países em que os cuidados pré e durante a direção no caso de pessoas com diabetes fazem parte da lei.&sup4; Aqui no Brasil, não existe legislação que regule esses cuidados, mas eles continuam sendo fundamentais, é claro!

Não coloque a sua vida, a das pessoas que você ama e nem a de outros motoristas e pedestres em risco! Siga essas recomendações!

 

  • Meça a glicemia antes de cada trajeto!
    • Se a glicemia estiver entre 70 e 90mg/dl, faça um lanche com carboidratos antes de iniciar a direção.
    • Se a glicemia estiver abaixo de 70mg/dl, NÃO DIRIJA! Ingira carboidratos de rápida absorção, como:
      • 150-200ml de suco de fruta ou refrigerante, NÃO pode ser diet, OU;
      • 6-10 balinhas tipo jujuba, OU;
      • glicose em gel ou pastilha de glicose (1 unidade de 15g).

Após ingerir UM dos itens acima, aguarde 15 minutos e verifique novamente a glicemia. Se estiver entre 70 e 90mg/dl você está apto a dirigir. Se estiver acima de 90mg/dl, aguarde 30 minutos adicionais para que você esteja completamente restabelecido para assumir a direção com segurança.

  • Se a glicemia estiver acima de 90mg/dl nenhuma ação é necessária e você está apto a dirigir.

 

  • Faça pausas na direção a cada duas horas, no mínimo! Se o trajeto for longo, pare no mínimo a cada duas horas e refaça a automonitorização da glicemia.
  • Alimente-se adequadamente! Ainda que esteja dirigindo, não pule nenhuma refeição! O ideal é fazer pequenas refeições, com intervalos de três horas.;
  • Equipe seu carro com alimentos! Mantenha sempre à mão tratamentos para as crises de hipoglicemia, como carboidratos de rápida absorção, sucos de frutas, refrigerantes sem ser diet e glicose em gel ou pastilhas, por exemplo.
  • JAMAIS ingira bebidas alcoólicas. O risco aqui para pessoas com diabetes é potencializado. Além dos efeitos negativos do álcool na direção, o consumo em pessoas com diabetes aumenta as chances de uma crise de hipoglicemia.²
  • Converse com o seu médico sobre o tratamento. Pessoas com diabetes que fazem uso de insulina ou de outras classes de medicamentos para tratar o diabetes podem estar mais expostas às crises de hipoglicemia.² Se você tiver crises de hipoglicemia sem razão aparente, converse com seu médico, pois ele poderá reavaliar o seu tratamento, trocando para uma terapia mais moderna que mantem o controle sustentado da glicemia ao longo do dia, e que te permita viver e dirigir com mais segurança!