Vida Saudável

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nov/2016 - Glico 2

Entenda alguns termos nutricionais

Light ou diet? Não calórico e de baixa caloria. Sem colesterol e baixo colesterol. São tantas informações que, às vezes, fica difícil saber o que é melhor para os diabéticos do tipo 2. Por esse motivo é tão importante saber ler os rótulos das embalagens.

E, mais do que isso, entender alguns termos que parecem tão comuns no dia a dia de quem faz compras no supermercado. Por isso, para não errar mais e saber direitinho o tipo de alimento que está comprando, preparamos um verdadeiro dicionário com o significado de cada uma dessas palavras.¹ ²

 

Light: você encontrará um alimento com um terço menos de calorias ou 50% menos de gordura em comparação à versão normal do mesmo produto.¹ ²

Baixa caloria: 40 calorias ou menos por porção.¹ ²

Não calórico: o alimento tem que ter menos de 5 kcal por porção.¹ ²

Light em sal: menos de 50% de sódio no comparativo com a versão original.¹ ²

Sem açúcar: o produto tem menos de meio grama de açúcar por porção.¹ ²

Dietético: por incrível que isso possa parecer, alimento dietético não tem um significado padrão. Apenas é a indicação de que o alimento foi modificado ou teve algum ingrediente substituído. Então, qualquer item poderia ser reduzido, não somente o açúcar. Por esse motivo, é sempre bom os diabéticos olharem com calma os rótulos antes de comprar os produtos.¹ ²

Baixo colesterol: a porção tem 20 mg (ou menos) de colesterol e 2 g (ou menos) de gordura saturada.¹ ²

Sem colesterol: menos de 2 mg de colesterol e 2 g (ou menos) de gordura saturada por porção do alimento.¹ ²

Baixo teor de gordura: o alimento deve ter menos de 3 g de gordura por porção.¹ ²

Sem gordura: o produto tem que ter menos de 0,5 g de gordura por porção.¹ ²

Baixo teor de gordura saturada: o alimento tem 1 g, ou menos, de gordura saturada por porção. Além disso, também significa que menos de 15% das calorias do produto são provenientes de gordura saturada.¹ ²

Reduzido (em gordura ou açúcar): aqui, o produto tem, ao menos, 25% de calorias ou outros ingredientes (depende da indicação), na comparação com a versão original. Esses elementos precisam incluir porcentagem, por exemplo, “50% menos açúcar”.¹ ²

Baixo teor de sódio: alimentos com 140 mg, ou menos, por porção ou por 100 g.¹ ²

Baixíssimo teor de sódio: o produto contém 35 mg ou menos de sódio por porção de 100 gramas.¹ ²

Sem sal: menos de 5 mg de sódio por porção do alimento.¹ ²