Vida Saudável

Uma vida saudável começa com incentivo e as dicas certas para fazer o seu dia-a-dia mais simples!


dez/2016 - Glico 2

Inclua, sem medo, o carboidrato em seu cardápio

Muitos diabéticos acabam ficando com medo de ingerir o nutriente, afinal de contas, o carboidrato simples é o responsável por elevar os picos de açúcar no sangue. Mas, como o nutriente é importante para a nossa saúde, é preciso seguir algumas regrinhas para não errar a mão na hora da refeição. Confira as dicas da Escola de Saúde Pública, da Universidade de Harvard.¹

1. Cereais integrais no café da manhã

Opte, sempre, pelo grão inteiro do alimento e dê preferência por aqueles sem adição de açúcar, com, pelo menos, 4g de fibras e menos de 8g de açúcar por porção.¹

2. Invista nos pães integrais

Para você saber se está consumindo um alimento realmente integral, a indicação é ler o rótulo. Veja nos ingredientes se o primeiro item é a farinha de trigo integral, centeio integral ou algum outro grão inteiro. Se for, pode consumir com tranquilidade. Porém, se o item estiver em segundo ou terceiro plano, saiba que o alimento não é tão integral assim.¹

3. Dê preferência a fruta in natura

Como comparativo, saiba que a laranja tem duas vezes mais fibras e metade de açúcar que 1 copo de 350 ml do suco desta mesma fruta.¹

4. Coma arroz integral e quinoa

Se você é do tipo que almoça aquele lanchinho com pão integral, fique esperto, pois esse tipo de refeição pode ter muito sódio e isso não é bom para sua saúde. Então, para quem não tem muito tempo, a melhor opção é uma salada que leve arroz integral ou quinoa.¹

5. Substitua as batatas por grãos

A maioria das versões das batatas (menos a batata doce), de acordo com a Escola de Saúde Pública, são carboidratos simples e, portanto, apresentam alto índice glicêmico, o que pode contribuir no aumento do peso. Uma ótima solução é trocá-la pelo feijão. Isso porque a leguminosa é um carboidrato complexo (digerido de forma lenta), além de apresentar boa quantidade de proteínas, assim como o grão de bico.¹