Vida Saudável

Uma vida saudável começa com incentivo e as dicas certas para fazer o seu dia-a-dia mais simples!


fev/2017 - Glico 2

Invista nos vegetais sem amido

Alimentação saudável é aquela que temos, dentro do prato, uma combinação de elementos que trazem a maioria dos nutrientes que nosso corpo necessita. E entre eles encontramos os vegetais.¹

Bastante requisitado por quem busca uma dieta equilibrada, esse grupo de alimentos apresenta duas subdivisões: os vegetais com amido e os vegetais sem amido. E o que isso pode interferir na sua rotina alimentar? O fato de que um possui mais carboidratos do que o outro.¹  

Diante disso, é preciso saber que o melhor, sempre, é investir naqueles sem amido, pois possuem pouca quantidade de carboidratos. Claro que, uma vez ou outra, colocar amido no prato não trará efeitos negativos.¹

Na hora de escolher

No supermercado, as opções mais recomendadas são os vegetais frescos, congelados e enlatados, sem adição de sódio, gordura ou açúcar (por isso é sempre bom ler os rótulos das embalagens

Como regra geral saiba que os vegetais congelados ou em conserva de molhos são os mais elevados em gordura e sódio. Agora, se no supermercado você só achou os enlatados com muito sódio, a dica é escorre-los e enxaguar com água.¹

Depois, cozinhe os legumes. Isto irá reduzir a quantidade de sódio. E não se esqueça de que, para manter a saúde em dia, o ideal é comer, pelo menos, de 3 a 5 porções de legumes (cada porção é igual a 1 xícara do alimento) por dia. Este é o mínimo! Quanto mais, melhor!¹

Claro que o primeiro passo é conversar com seu médico e pedir indicação de quais vegetais sem e com amido você pode consumir. A partir daí, é só criar receitas deliciosas com os alimentos e ganhar saúde e muitas vitaminas.¹