Vida Saudável

Uma vida saudável começa com incentivo e as dicas certas para fazer o seu dia-a-dia mais simples!


mar/2017 - Glico 2

Treino de resistência ajuda a controlar a glicose

Como você já sabe, e leu aqui, o exercício aeróbico contribui bastante na melhora do controle de glicose, já que aumenta a sensibilidade à insulina e melhorar os fatores de risco cardiovasculares, como o perfil lipídico, a rigidez arterial e outros.¹

A partir daí, a American Diabetes Association (ADA), recomenda que quem desenvolveu diabetes tipo 2 pratique, pelo menos, 150 minutos de exercício aeróbico de intensidade moderada ou, pelo menos, 90 minutos de atividade forte por semana.1 Os treinos podem ser de corrida, bicicleta, transport e outros. Vale a pena conversar com seu médico e com um professor de educação física.¹

A musculação

Mas, além desses exercícios, o chamado treino de força (ou de resistência) também faz com que o organismo se torne mais sensíveis à insulina, o que reduz os níveis de glicose no sangue.2 A musculação ajuda a construir e manter os músculos e os ossos mais fortes e resistentes, diminuindo o risco de osteoporose e fraturas ósseas, por exemplo.²

Sem esquecer que, quanto mais músculos você tem, mais calorias você queima, mesmo quando o corpo está em repouso. Isso contribui bastante para manter o peso na sua normalidade, o que também evita o descontrole do diabetes tipo 2.²

A ADA indica praticar treino de força pelo menos 2 vezes por semana. E, claro, acrescentar a isso os exercícios aeróbicos. Veja alguns exemplos de atividade de resistência que a Associação recomenda:²

  • Aparelhos de musculação ou pesos livres;²
  • Faixas de resistência; ²
  • Em casa, utilizando objetos como enlatados ou garrafas de água;²
  • A chamada calistenia, que são exercícios que usam o próprio peso corporal para trabalhar os músculos (exemplos são flexões, abdominais, agachamentos, saltos, etc);²

Claro que antes de iniciar qualquer exercício físico, o primeiro passo é procurar o seu médico e conversar a respeito. Ele estará apto a identificar o melhor tipo de treino para o seu perfil.²