Vida Saudável

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abr/2017 - Glico 2

Suco de frutas para diabéticos

Na hora de sede, muitas pessoas ficam na dúvida do que podem ingerir, principalmente para evitar que aumente o nível de glicose no sangue. Água, claro, já sabemos que pode tomar sem medo. Mas, e os sucos de frutas? Nesse caso, é preciso ficar atento, pois você pode estar consumindo mais calorias e açúcar do que possa imaginar.¹

Para você ter uma ideia: um copo de 240 ml de suco de laranja, por exemplo, tem 28g de carboidratos. Para se comparar, a fruta in natura tem entre 14 a 18g do mesmo nutriente. O suco de laranja é digerido rapidamente no organismo e isso aumenta o nível de glicose sanguínea de forma rápida. Por esse motivo, muitas vezes a bebida é recomendada para o tratamento da hipoglicemia.²

Uma ótima dica para saber se o suco aumenta ou não os níveis de glicemia é testar a glicose no sangue antes de tomar a bebida e uma ou duas horas após tomar o suco. Em seguida, compare os números. Quanto maior o valor, mais impacto o líquido teve na sua glicemia.²

O que tem no suco de frutas

Se fizéssemos um raio-x das bebidas, poderíamos ver que elas possuem, além de vitamina C e cálcio, calorias, frutose e poucas fibras. Por exemplo, um copo de 250ml de suco de laranja sem açúcar, contém cerca de 100 kcal, no comparativo com os 60 kcal da fruta in natura.³

Além disso, 500ml de suco de fruta contém mais açúcar do que a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda para um dia inteiro: 30g da substância para os homens, 24g para as mulheres. Já sobre a falta de fibras, a bebida contém sempre menos desse nutriente do que a fruta inteira.³

Portanto, o suco de fruta pode até ser consumido, mas com bastante moderação. Claro que o alimento in natura é muito mais aconselhável. Afinal de contas, nele contém menos açúcar e calorias e mais fibras. Converse com o seu médico a respeito. Ele poderá dar maiores detalhes sobre a inclusão ou retirada da bebida em seu cardápio.³