Vida Saudável

Uma vida saudável começa com incentivo e as dicas certas para fazer o seu dia-a-dia mais simples!


ago/2017 - Glico 2

Um reforço no controle da glicemia

A alimentação saudável, os exercícios físicos e os medicamentos, agora, ganham uma nova aliada na luta pelo equilíbrio dos níveis de açúcar no sangue. O nome dela é: farinha da casca do maracujá. O alimento, que pode ser encontrado principalmente em armazéns de produtos naturais, foi estudado por cientistas que chegaram à conclusão de que a pectina, substância encontrada em abundância na farinha, é a responsável por tal feito.1,2

Durante a primeira fase do estudo, realizado com 43 pessoas diabéticas, entre 57 e 73 anos, os pesquisadores testaram os níveis de glicose no sangue em jejum dos pacientes ao longo de três meses e sem modificar nada nas dietas ou rotina de cada uma dessas pessoas.1

Na segunda etapa do estudo, os pacientes consumiram 30 g por dia - o equivalente a 1/4 de xícara de chá - da farinha com outros alimentos. Após 60 dias, os cientistas utilizaram o Modelo de Avaliação Homeostase (HOMA) para medir a resistência à insulina. Os resultados mostraram uma diminuição significativa após a adição da farinha.1

Já na última fase, o grupo passou três meses sem consumir a farinha e fez o exame de glicemia após esse período. Os níveis de glicose no sangue retornaram aos valores encontrados antes da farinha ter sido colocada na dieta.1

Portanto, por mais que ainda precise de outras pesquisas a respeito, podemos concluir que a farinha da casca do maracujá pode contribuir no controle da glicemia.1,2 Não se esqueça de consultar o seu médico antes de iniciar qualquer procedimento. Além disso, jamais pare o tratamento medicamentoso.